Revestimentos contemporâneos: Pisos vinílicos

Pisos vinílicos são fabricados à base de PVC, disponíveis em mantas, placas ou réguas, com espessuras que variam de 2 a 5 mm, dependendo do uso do ambiente. Há dois sistemas de instalação em nosso país: cola e encaixe macho-fêmea. Este último dispensa o adesivo de colagem e é denominado piso flutuante. Destacaremos neste artigo, os colados.

Os pisos vinílicos são aplicados sobre o contra piso novo, regularizado e nivelado. Também podem ser aplicados sobre o piso existente, evitando sua remoção, mas sempre precedido por uma inspeção técnica feita por profissional qualificado para fazer um diagnóstico que verifique a ausência de umidade, trincas, fissuras e verificar a altura dos vãos entre as portas e o piso. O rejunte antigo deve ser preenchido com argamassa niveladora apropriada, antes da aplicação do novo piso. Por motivo de preservar a garantia do produto, sempre deverá ser seguida a recomendação técnica dos fabricantes do piso e da cola.

Inicialmente utilizados em ambientes comerciais e hospitalares, por possuir características sustentáveis acentuadas no modelo em manta. Normalmente vem em rolos com 2,00m de largura e comprimento de 20m. Estas dimensões permitem grandes áreas sem emendas, tornando-o monolítico, pois as emendas são soldáveis. A possibilidade de formar desenhos com cores e formas é atrativa entre os profissionais especificadores. Por ser homogêneo, possui alto desempenho de uso, adequado para áreas de tráfego pesado. Dependendo do fabricante, pode vir tratamento de superfície que dispensa a aplicação de cera. Quando aplicado em áreas hospitalares, apresenta resistência a fungos e bactérias. O piso vinílico é 100% reciclável.

Atualmente os pisos vinílicos são aplicados também em residências, devido sua praticidade de instalação, adaptabilidade ao piso existente, resistência mecânica e variedade nos padrões de cor e textura, inclusive madeira, o que o tornam uma das mais versáteis opções para obras novas e reformas. Além de possuir uma relação custo-benefício muito atrativa. Por ser atérmico, não troca calor com o usuário e deixa o ambiente agradável.

Pode ser instalado em áreas molhadas como banheiros ou cozinhas. Em caso de alagamentos, permite ser retirado, passar por uma secagem industrial, e ser reinstalados, sem perda da qualidade e das características estéticas.

Como qualquer revestimento, os materiais vinílicos exigem cuidados tanto no uso quanto na manutenção. É recomendado evitar arrastar móveis pesados sobre esses pisos. Para maior cuidado, há o recurso de usar feltro nas extremidades dos pés do mobiliário ou ainda, utilizar acessórios existentes no mercado para evitar arranhões ou rompimentos.

Fontes:

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=14&Cod=1125

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=14&Cod=748

http://primetile.com.br/pisos-vinilicos-e-laminados/

http://acerevestimentos.com.br/produtos/piso-vinilico-em-manta-homogeneo-ace-accord/

http://www.forbo.com/flooring/pt-br/produtos/luxury-vinyl-tiles-lvt/allura-flex/brno56#anker