Tendências para 2015

O ano de 2015 está chegando e, com ele, muitas mudanças dentro e fora das casas. Diversas tendências já começam a ser apontadas por arquitetos, designers e consultores. As novas propostas incluem mais destaque para ambientes como o banheiro e o aumento do convívio social nos espaços, além da integração com o verde por meio de hortas e jardins. Mas as novidades vão muito além. Foram entrevistados alguns profissionais arquitetos e designer conectados com o que há de mais novo no mundo, os quais revelam suas apostas para 2015. A minha em particular, continua nos materiais naturais e neutros, como a madeira em tons claros e revestimentos monolíticos, como o fulget, granilite e pisos epóxi.

A cortiça e o mármore tende a voltar com tudo. O uso de vidro nunca foi tão atual. A necessidade da integração do interior com o exterior, trazendo a natureza para dentro dos ambientes é cada vez mais explorada nos projetos dos mais renomados profissionais.

A paleta de cores para 2015 será repleta de tons de rosa, vermelho “carne” e pêssego. A vantagem de tais cores é a possibilidade de serem usadas em qualquer espaço da casa. Outra tendência é a visibilidade de materiais como bronze, cobre, madeiras claras e mármores compostos nos projetos. A grande mudança, no entanto, será no ambiente da casa que vem ganhando ares de spa: o banheiro. “Ele tende a se transformar em uma área de relaxamento. Será comum termos bancadas e assentos dentro dos boxes”. Muita gente vê o banheiro como um local íntimo e funcional. Mas a verdade é que escutamos música, lemos e relaxamos nele”, assim diz o designer Maurício Arruda.

Estamos caminhando na direção de um modelo minimalista, cuja estética tranquila nos permite fugir da correria da cidade. Outra tendência apontada é o uso de papéis de parede, na técnica tromp l’oeil (que abusa da ilusão de ótica), em ambientes como a cozinha e o banheiro, conforme sugere Sofia Martellini, especialista em tendências do Grupo WGSN.

Segundo a equipe do escritório Tryptique Arquitetura, a novidade de 2015 é o reforço da ligação entre homens e meio ambiente. Os profissionais acreditam que a origem dos materiais será investigada e entrará na lista de prioridades dos arquitetos e designers. “Estaremos atentos ao impacto que a retirada dos materiais causa em toda a cadeia natural. Além disso, aspectos como eficiência acústica e térmica deverão ser testados com critério”, diz Carol Bueno, arquiteta. O escritório aponta ainda a tendência de os ambientes se tornarem espaços de convivência. “A característica contemplativa vai desaparecer. As áreas internas da casa serão marcadas pela integração e haverá mais contato com a área externa.”

Fontes:

http://www.arkpad.com.br/blog/decoracao/tendencias-para-2015-na-arquitetura-decoracao-e-design/?utm_source=Geral+Arkpad&utm_campaign=2488679501-Tend_ncias_para_2015_12_11_2014&utm_medium=email&utm_term=0_c9ef76d303-2488679501-229268029

http://www.abd.org.br/novo/

http://mais.sortimentos.com/decoracao-muxarabis-modernos-sao-tendencias-em-solucao-para-integracao-de-ambientes-compactos